Parte 1 - Eu, Portugal e a Europa (ou aquilo em que acredito).



1. Se Portugal é uma Democracia, então porque está constitucionalmente proibido o Referendo sobre a escolha - "República versus Monarquia"?

2. Acredito que as grandes decisões devem ser referendadas. Com os meios atuais ao nosso dispor, podemos consultar as populações. Não acredito que elas só queiram Futebol e Bailarico!

3. Acredito que o Povo é quem mais ordena e o Referendo O Instrumento de Democracias Genuinamente Consolidadas.


5. O nosso Verdadeiro Problema não é económico. O nosso "Mal" é puramente social e educacional (na dimensão dos valores relativos à consciência social e humana).

6. Acredito que os 3 pilares básicos da nossa estrutura Democrática estão Muito Danificados [Ética Social, Respeito pelas Autoridades Formais (Tribunais; Autoridades Policiais e Médicos/Professores) e Bem Comum (respeito pelos outros, logo, por nós)].

7. O Problema da Castificação da Sociedade Portuguesa:
   Às 4 ou 5 Famílias que dominavam a zona central do espectro sócio-sócio-econômico do Antigo Regime, juntam-se mais uma vintena pós-revolução e juntas, delapidam os recursos públicos e empresas públicas, formando uma Casta Feroz e Implacável trespassando o espectro partidário de ponta a ponta, provando que o Dinheiro nestas elites buçais, quase tudo e quase todos, tenta corromper.
Assim urge não ter medo de punir os meios de enriquecimento ilícito que esta elite promove junto a uma classe política vinda da média e baixa burguesia.

8. Economia - O mar como estratégia global de crescimento: Universidade do Mar e Ministério do Mar. Por agora, ficamos a ver o mar, poucos portugueses vão aos banhos, já notaram, no belo Oceano Atlântico...


(continua)


Fotos da rede social Pexel Jose Deichmman
e Américo Viegas.

Comentários

Mais Lidos

STEVEN WILSON - Aquele Extraordinário Músico de Você Nunca Ouviu Falar

Porcupine Tree e o Medo do Planeta Branco

1 sociólogo a ouvir THE MARS VOLTA