1 Sociólogo também lê FACTFULNESS - Hans ROSLING (Círculo dos Leitores)
À 5ª Feira, é dia de escolher o Livro que me acompanhará na próxima semana.
Este é o Livro que todos os Jornalistas e Cientistas deviam ler!
Por muitas razões, pessoais e não só, este é um livro muito especial para mim. Este livro nunca mais me irá deixar, vai direitinho para a seção dos Imprescindíveis/ não dá para emprestar mesmo!
As pessoas especiais sabem em vida, dar tudo e sabem no fim despedirem-se a ensinar os outros a dar um pouco deles também!
Todo o tempo que ele passou em Moçambique, a minha terra Natal, onde vivi até os 12 anos, foi um tempo de revelação e redescoberta.
Mas afinal o que é a Factualidade? Eu poderia resumir como a procura de outras verdades reveladoras à volta de um facto, mas ele, o criador, explica muito melhor:
"Este Livro é a minha última batalha na minha missão de toda uma vida a lutar contra uma devastadora ignorância global" (pag.25).
A deturpação da realidade é tão grande, tão enviesada que num inquérito realizado por ele, (a que chamou de questionário factual, relativo à qualidade de vida/sua melhoria no planeta), a cidadãos comuns, cientistas e chimpanzés (aqui, os dados, em princípio aleatórios), obteve resultados surpreendentes!
Regra geral os chimpanzés conseguiram melhor pontuação que o cidadão comum a até melhor do que alguns cientistas! Depois de ver a minha pontuação, percebi que ao acaso teria provavelmente melhor pontuação!
O quanto errado eu estava acerca da Qualidade de Vida no Nosso Planeta? Observem os Modos de Vida nos 4 níveis de Rendimento (anexo 1).
Espantoso, não é?
Bastou a China e outros países totalitários, pôr o comunismo no caixote do lixo e as populações avançaram séculos na melhoria de vida, numa simples dezena de anos!
1. Não existe pior inimigo do que os Factos e a sua "Urgência".
Quando o instinto da urgência é ativado, os instintos sobrepõem-se e a nossa análise é encerrada. Respirar fundo, desconfiar dos videntes, insistir nos dados e suspeitar da ação drástica.
2. A Factualidade é, reconhecer que uma única perspetiva pode limitar a imaginação, a busca de outros ângulos para um problema.
3. Números, mas não apenas números. Testar...STOP.
Estão a gostar? Vão ter mesmo de comprar o Livro. É uma Factualidade!
Luís da Costa 20.10.22
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário. A educação, civismo e respeito de opinião são algumas das normas a respeitar.
Obrigado