1 Sociólogo também lê Free Will - Sam Harris
E porque, 1 Sociólogo também lê, à 5ª, escolho um livro para partilhar.
Nota Importante - Se tem tendência para se Deprimir Não Leia este Livro. e estou a falar muito a sério!
Chegou finalmente às minhas mãos, as importações causam sempre mais ansiedade, as 63 páginas. 13.000 palavras que se juntarmos as notas bibliográficas, completam as 80 páginas no total.
Na Idade Média, o filósofo Agostinho, com De Libero Arbítrio, relaciona a Liberdade Humana com a origem do mal moral. Seguem-se Thomas Hobbes, John Locke, David Hume, Arthur Schopenhauer e John Stuart Mil.
Mas a grande aproximação com uma abordagem mais científica, surge com o Princípio das Possibilidades Alternativas de Peter Van Inwagen. Apesar da causa das nossas ações terem origem em crenças e desejos, estas, são consequência de acontecimentos anteriores e das leis da Natureza.
Não existe Vontade Própria. Obedecemos a um código, a uma pré-programação e nada podemos fazer em relação a isso.
Em Homo Deus Y. Noah Harari faz a síntese das mais recentes abordagens disruptivas face ao tema, tendo já no Homo Sapiens revelado uns salpicos.
O pior é que a "A Verdade Pode Ser Terrível para O Ser Humano". Não é a ciência, uma máquina de descascar camadas de utopias erróneas?
Muitas pessoas preocupam-se pelo facto de que mesmo não existindo, é uma necessidade o homem ter a ilusão de que tem vontade própria e sem essa ilusão, perder o sentido de uma vida criativa e mais preenchida interiormente. E isso é um facto real e perigoso.
Após estas teorias terem sido apresentadas numa aula, como factos estabelecidos; um aluno que nunca tinha copiado, sentiu-se totalmente predisposto a copiar todos os testes.
Haverá consequências psicológicas e culturais perante estes dados trazidos pela ciência? Sem dúvida!
Mas é um risco que os povos que querem saber mais, vão ter de correr!
epílogo:
"copiando" Sam Harris no final, apetece-me um café, por isso vou parar de escrever; tenho eu vontade própria, o suficiente para continuar a escrever, ou tenho mesmo de ir beber o café?
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário. A educação, civismo e respeito de opinião são algumas das normas a respeitar.
Obrigado