1 sociólogo a jogar OXEN FREE - Nintendo Switch
Quarta Feira, navegamos no mundo dos videojogos!
Espero que se encontrem bem!
A Night School Studio, pequeno estúdio independente, foi um dos primeiros estúdios a apostar em conteúdos para a Nintendo Switch, até então fechada no Universo Mário.
E lançou o seu primeiro e logo aclamado jogo, quase em simultâneo para computadores (windows) e consola Switch.
Breve Retro sobre a SwitchA 20 de Outubro de 2016 é lançada a nova consola da Nintendo, que em termos de evolução gráfica pouco mais oferece do que a espetacular, inovadora, Wii U. Mas desta vez não iriam cometer o erro fatal anterior - a falta de jogos para atrair novas comunidades de gamers.
Assim, depois de um início hesitante, nos primeiros 6 meses poucos jogos saíram, os programadores descobriram algo interessante. Era relativamente barato e nada difícil a conversão dos jogos que existiam para computadores com Windows, pois os sistemas operativos eram muito similares. e especialmente os jogos de mais baixos recursos gráficos, corriam que nem ginjas, por exemplo os Indies ou jogos de grandes produtoras entre 1997 a 2010.
Um ano depois do lançamento da consola sai o jogo Oxen Free, na altura lançado em windows. Esta pequena produtora foi das primeiras a perceber as potencialidades da Switch
OXEN FREE - (LIVRES OUTRA VEZ)
Oxen Free foi dos primeiros jogos de aventuras a ser editado na Switch e resultou muito bem. De baixo orçamento, mas com um tema difícil (o suicídio) abordado de forma elegante, simples, emotiva que baste.
Aquando do seu lançamento na plataforma Steam foi logo acarinhado e premiado.
Fala-nos do tempo de Juventude e da amizade profunda que se pode estabelecer num curto mês de férias e o quanto isso é marcante nas nossas vidas. Fala-nos também dos problemas da puberdade; insegurança, tristezas e suicídio juvenil. E por fim da inutilidade do suícidio (após o suícidio o jovem encontra-se num limbo rodeado de antigos demónios presos há mais de 70 anos e precisa de comunicar com os amigos, para pedir ajuda).
Curiosa referência ao Navegadores Portugueses, logo no ferry que os leva para a ilha onde passam o verão, Oxen free é também, curiosamente uma palavra de tradução indireta com muitas hipóteses e significados possíveis. Eu apostaria que o sentido interior, (o formal é uma lenga-lenga inglesa) de um dos autores seria LIVRES OUTRA VEZ, livres por dentro e por fora, livres também os amigos, do peso que carregam pelo suicídio de um deles.
Inspirado em factos reais e sem tradução para Português, nada que o Google Tradutor não resolva, mas com uma estória memorável; do melhor que pode encontrar num videojogo. Possui um Dlc de soundtrack que pode adquirir se desejar e outros 2 menos relevantes.
Se gostar lembre-se de que está a sair OXENFREE II: Lost Signals, que está a ser preparado com muito cuidado pois o enorme sucesso do primeiro, é sempre um pau de dois bicos, elevando as expectativas, por vezes para além do que uma pequena produtora pode fazer!
O meu nome é Luís da Costa. Obrigado por ler este artigo até ao fim!
fontes:
https://context.reverso.net/traducao/ingles-portugues/olly+oxen+free
https://youtu.be/NAhrOoNR4ng
https://store.steampowered.com/app/1574310/OXENFREE_II_Lost_Signals/
https://www.youtube.com/watch?v=N0f0LdibJcQ
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário. A educação, civismo e respeito de opinião são algumas das normas a respeitar.
Obrigado