1 sociólogo também relê A Oeste Nada de Novo (Erich M. Remarque-Camões & Cia) e vê na Netflix

 5ª Feira dia de Livros. E 1 Filme.

Quando eu era jovem, o meu pai sugeriu que lesse este livro. Claro que a sugestão acabava sempre na versão cinematográfica do mesmo e este não foi exceção. A versão que vimos foi a de 1979 realizada por Delbert Mann, All Quiet in The Western Front, a partir do livro de Erich Maria Remarque. Perseguido pelos Nazis, não só por ser Judeu, como pelo facto de o livro, escrito em 1929, (é a última obra dele e curiosamente, o seu melhor livro) é um hino do desencanto dos ideais face à crueldade, ao disparate atroz que é a Guerra. 

"Im Westen nichts Neues" - Erich Maria escreve assim, o livro mais desencantado e amargo do século XX, perante a estupidez da guerra. Lembra-nos como nenhum ideal pode justificar a carnificina de jovens. 

Ele próprio um sobrevivente heróico dessa guerra, sofria de insónias; para preencher essas terríveis noites em branco começou através da escrita a exorcizar os seus traumas pessoais vividos na frente de batalha!

Em 1930 surge logo o filme, a primeira versão deste livro, realizada por Lewis Milestone, que foi logo um sucesso mundial.

Erich nunca foi aclamado pelos críticos, em vida, mas os leitores souberam sempre apreciar o livro que o tornou candidato ao Nobel e o colocou para sempre no Olimpo dos Grandes Escritores!

Em boa altura colocado na Lista de Livros Recomendados para o Ensino Secundário; deveria ser leitura obrigatória, já que está atual como nunca. A evocação da estupidez da guerra e do seu circo de horrores, nunca esteve tão presente como agora, na invasão brutal que assistimos de um louco ditador que quer subjugar outro povo.

Os Portugueses (e a Netflix) estão de Parabéns!

Esta semana, ao colocarem em 3º lugar Filmes Mais Vistos Netflix esta semana) a mais recente versão cinematográfica (a3ª versão, produção Alemã) do Livro do alemão Erich Maria, revelaram um bom gosto acima da média e provam a popularidade deste livro intemporal que resiste ao tempo!



Numa boa Livraria perto de si, pode encontrar outras obras populares de Remarque, como o aclamado "A Centelha da Vida" que também originou um extraordinário filme, ou Uma Noite Em Lisboa.

Leia o livro e veja o filme, sempre por esta ordem!

O meu nome é Luís da Costa. 

Obrigado por ler este artigo até ao fim. Amanhã é dia de Música!





Comentários

Mais Lidos

STEVEN WILSON - Aquele Extraordinário Músico de Você Nunca Ouviu Falar

Porcupine Tree e o Medo do Planeta Branco

1 sociólogo a ouvir THE MARS VOLTA