1 sociólogo a ver THE BLECTCHLEY CIRCLE - NETFLIX

Estamos nesta fria segunda Feira a escolher uma série para a semana.

E aqui temos a primeira temporada completa de uma excelente série com 8 episódios, ideal para ver de Segunda a Domingo!


The Bletchley Circle (S. Francisco), que em português levou com o Título, adequado, diga-se de passagem, de O Código do Crime! 

Com o rigor e qualidade que as séries britânicas nos habituaram, aborda temas sociológicos relevantes do período pós 2º guerra Mundial, em Inglaterra e nos Estados Unidos. E claro, também resolvem crimes!

 O Código do Crime - S. Francisco é uma coprodução Britânica-Canadiana que estreou em Inglaterra em 2018, mas só agora chegou à Flix. Criado pelo genial, erudito e premiado Guy Burt, tem vários argumentistas e realizadores que se revezam, mas sem nunca perder a identidade brilhante e um rigor de época coerente e credível. 

Mesmo após as comunidades negras americanas contribuírem com custos elevados para o esforço de guerra, continuaram a ser segregados, inclusive em cidades mais abertas e progressivas como S. Francisco.

 Em S. Francisco, os primeiros ventos de mudança sopravam e os mais conservadores (por norma os mais ricos e os mais pobres) tinham que se haver com uma parte da comunidade branca menos conservadora (uma nova burguesia intelectual que lia Friedrich Nietzsche e Karl Marx,) que rejeitavam o racismo e viviam a tentar aceitar os diferentes; a temática homossexual masculina e feminina está também presente bem como a temática histórica principal - a perseguição às mulheres inteligentes que ousavam não seguir as imposições conservadoras masculinas/reacionárias!

É que durante a II Guerra Mundial, especialmente em Inglaterra e Estados Unidos, com a escassez de cérebros masculinos, os governos e militares procuraram mulheres com capacidades até então só aceites no mundo masculino e descobriram que na criptoanálise as mulheres conseguiam até melhores resultados; precisavam menos tempo e eram, mais exatas a decifrar os códigos inimigos. Em suma, simplesmente brilhantes!

Muitas delas criaram até máquinas criptoanalíticas. Trabalhavam à parte, comandadas por mulheres líderes, mas foram decisivas para que os Aliados tivessem muita informação relevantes antes do inimigo. E devido ao facto de trabalharem numa área sensível, escondida pelos militares, a sociedade não ficou com a noção do papel que exerceram ao mais alto nível. 

Após o fim da guerra foram rejeitadas para trabalhar nas áreas mais relevantes e foram literalmente empurradas para o lar, ou para funções básicas de secretaria, sofrendo em silêncio, atravessando estadios de depressão que as levavam ao suicídio. Infelizmente, muito poucas mulheres puderam ver aproveitadas as suas competências e mesmo até no mundo empresarial por norma um pouco mais liberal, eram as suas inovadoras ideias rejeitadas. O mundo sofreu um atraso social relevante, devido ao feroz ataque dos capitalistas conservadores às mulheres mais impactantes!!

A série tem excelentes interpretações das quais eu destaco a da "mui" completa CRYSTAL BALINT, que (canta e bem) é uma extraordinária atriz dramática. E não posso esquecer a irreverente Chaneelle Penoso (especialista em papeis irreverentes).

Só para as ver trabalhar, já vale a pena ver este Código do Crime, que se fizer êxito, está pronto para se franchisar para outras cidades americanas!

Já confirmada a Temporada 2, infelizmente sem Penoso; por isso se gostar já sabe que vai poder voltar a desvendar crimes com esta equipa maravilha!

O meu nome é Luís da Costa. Obrigado por ler este artigo até ao fim!


fontes:

https://youtu.be/fkJDM6h6id4

https://en.wikipedia.org/wiki/Guy_Burt#/media/File:GuyBurt.jpg

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Bletchley_Circle:_San_Francisco


Comentários

Mais Lidos

STEVEN WILSON - Aquele Extraordinário Músico de Você Nunca Ouviu Falar

Porcupine Tree e o Medo do Planeta Branco

1 sociólogo a ouvir THE MARS VOLTA